top of page

TRIGO classificado por PENEIRA

  • Foto do escritor: José Bento Germano
    José Bento Germano
  • 17 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Plantar trigo pode parecer um baita serviço para muitos produtores, mas a Mutuca tem algo que pode te ajudar a colher MUITO melhor!


Nessa safra, optamos por classificar nossa semente de trigo por peneiras. Diferentes artigos acadêmicos trazem muitos benefícios quando falamos de uniformidade de tamanho de sementes de cereais de inverno, e queremos compartilhar isso com você.

O artigo que tomamos como principal referência (DEMARI, G.H., 2019, Padronização de sementes de trigo e a influência na expressão do vigor, caracteres agronômicos e produtividade das plantas, Pelotas - RS), traz a importância da classificação por peneira na expressão do vigor, avaliando PMS, PH, germinação, entre outros fatores. Além disso, discute os efeitos morfo-fisiológicos como altura de planta, número e viabilidade de afilhos e número de espiguetas por espiga. O fato de termos confirmado a eficácia dessa prática a campo nos trouxe segurança para trazê-la a nossos clientes.


O princípio básico é simples: a padronização das sementes em um lote pode favorecer a obtenção de sementes com melhor formação e trazer maior produtividade. Este fato tende a ocorrer, pois sementes muito pequenas podem ter sido incapazes de captar todas as reservas necessárias para seu pleno desenvolvimento, ao mesmo tempo que sementes muito grandes podem ter "passado do ponto" a campo e sofrido danos por umidade e degradação das reservas. Portanto, o ideal é que tenhamos sementes de tamanho médio.


O estabelecimento de um estande inicial não só forte, mas uniforme, passa por ter indivíduos com qualidades mais semelhantes possíveis, leia-se: capacidade de germinar ao mesmo tempo, crescer na mesma proporção, absorver água, luz e nutrientes igualmente sem causar o que chamamos de competição intraespecífica.


O que queremos fazer é proporcionar a você a matéria prima mais homogênea possível, pois sabemos o quanto você se esforça para que seu solo e seu manejo também o seja. Isso melhora não só a eficácia de suas aplicações, mas também as condições do grão pronto para colheita. O resultado final de PH e Falling Number das cargas será notável.

Já há algumas safras, a MUTUCA tem trabalhado com os novos materiais da OR Sementes, que vêm mostrando uma evolução genética impressionante e um pacote fitossanitário muito diferenciado, sem deixar de lado o alto teto produtivo. Isso nos traz confiança não só como triticultores, mas também como produtores de sementes.

Para que você se sinta ainda mais seguro, te damos a opção de escolher o seu lote. Assim, você já tem PMS, vigor e germinação em mãos para poder se planejar melhor, muito antes da semeadura começar.







 
 
 

Comentários


bottom of page