top of page

Sementes Mutuca ganha prêmio internacional como fazenda modelo no uso de biológicos!

Estamos muito orgulhosos em sermos reconhecidos pela Global BioAg Linkages como uma fazenda com excelência em inovação, pesquisa e utilização de produtos baseados em bioestimulantes, para melhorar a produtividade das plantas e tornar o agro cada vez mais sustentável. O prêmio é concedido a cada dois anos e é uma das principais honrarias concedidas na indústria de bioestimulantes.


Vários fatores levaram a Semente Mutuca a ganhar esse prêmio, e para falarmos sobre nossas práticas, temos que começar com o Sistema de Plantio Direto. Desde a sua concepção, tem conduzido a forma como manejamos as lavouras e o solo. O princípio é bastante simples: o plantio direto ajuda a preservar a estrutura do solo e evita a exposição desnecessária de microrganismos. Cobri-lo com palha que sobrou da colheita faz o mesmo, além de aumentar a matéria orgânica e evitar o impacto direto da luz solar e do impacto da chuva (o que reduz a erosão). Por fim, a rotação de culturas permite a exploração de diferentes profundidades radiculares, a ciclagem de nutrientes e reduz a incidência de pragas e doenças.


Sempre fez sentido se pensarmos nos atributos do solo – físicos, químicos e biológicos – individualmente. Embora, apenas recentemente, tenhamos sido capazes de compreender o verdadeiro efeito que esses fatores fazem como um sistema. Agora sabemos quão incrivelmente dinâmicas são as inter-relações entre os microrganismos e a estrutura e a química do solo. É por isso que nosso investimento em produtos biológicos aumentou tremendamente ao longo dos anos. E todas essas comunidades de microrganismos, combinadas com o Sistema Plantio Direto, vem nos trazendo resultados muito interessantes em termos de sustentabilidade e produtividade.


Pela intensificação do uso dos biológicos, temos resultados que podem ser traduzidos em diversos benefícios para a nossa produção. Primeiro e mais importante: redução do efeito de eventos climáticos extremos, como secas. Ter comunidades de microrganismos operando de forma saudável no solo tem funcionado como um "seguro de vida" eficaz, tendo em vista que os últimos dois anos foram, sem dúvida, mais secos do que a média. Isso pode significar perda de rendimento e qualidade de grãos imensuráveis. Mas não para nós. Ter nossa biologia bem estabelecida minimizou os efeitos das secas, permitindo-nos alcançar rendimentos acima da média, especialmente em anos de seca intensa.


Além disso, a biologia equilibrada do solo ajuda a enriquecer as verdadeiras funções ecológicas da agricultura, com foco na biodiversidade de plantas, insetos, fungos e bactérias. Esses trabalhos juntos melhoram a saúde das plantas, aumentam a fotossíntese, promovem a reciclagem de nutrientes e a capacidade do solo de filtrar e metabolizar substâncias nocivas.


Se pensarmos nos efeitos para a sociedade como um todo, menos produtos químicos residuais em nossos grãos resultam em uma maior segurança alimentar a longo prazo.


Como uma empresa familiar, estamos muito interessados em manter a longevidade e a sustentabilidade de nossos solos e negócios como um todo. Agora, na 4ª geração do negócio, a governança assumiu um papel imperativo na forma como conduzimos. Sempre pensando em como a próxima geração de proprietários, trabalhadores, parceiros e clientes podem se beneficiar ao máximo do que fazemos aqui.


Temos muito orgulho de ser uma fonte de inspiração para agricultores de todo o país. Fazer o que fazemos por amor à agricultura é o que nos move. E realmente acreditamos que a transição para uma agricultura mais limpa e que suporte mais a vida pode ajudar a mudar a imagem que a agricultura tem em todo o mundo. Assim, fortalecemos o agronegócio com cada semente que plantamos.


E aqui vai um agradecimento especial a BIOTROP, empresa parceira que sempre acreditou em nosso trabalho e a todas as pessoas que fizeram parte dessa história, que continua em construção!





35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page