top of page

Palhada de Soja x Milho - 2

Rendimento de grãos e produção de restos culturais no sistema de produção Milho – Trigo


No sistema de plantio sobre a palha, a presença da cobertura vegetal deixada pelos restos culturais da cultura antecessora, em quantidades adequadas para a longevidade do sistema, é de fundamental importância.


A presença de cobertura vegetal (palhada) no solo contribui para o aumento da fertilidade biológica (aumento da atividade microbiana), aumento dos poros existentes no solo (armazenamento de água e ar) e ciclagem de nutrientes entre outros benefícios.


Na Sementes Mutuca, no ano agrícola 2016/2017, em um talhão com 125 hectares, foi realizada a semeadura de milho no verão e a semeadura de trigo no inverno sobre os restos culturais (palhada) deste milho.

O rendimento de grãos do milho, base seca, foi de 12.277 kg.ha-1 e a produção de restos culturais (palhada) de 11.890 kg.ha-1.


O trigo foi semeado em 14/04/2017 e a colheita efetuada de 06 a 08/09/2017 (140 dias de ciclo).

Na cultura do trigo, o rendimento de grãos, base seca, foi de 5.314 kg.ha-1 e de restos culturais (palhada) de 6.089 kg.ha-1.


O regime pluviométrico (em milímetros) está descrito conforme abaixo:


Abril/17 ----------- 141 mm

Maio/17 ----------- 245 mm

Junho/17 --------- 259 mm

Julho/17 ---------- 0 mm

Agosto/17 -------- 146 mm

Set/17 ------------- 0 mm

Total 791 mm



Apesar do volume acumulado de precipitação durante o ciclo da cultura do trigo ser superior a necessidade da cultura (791 mm), as chuvas foram mal distribuídas durante o ciclo da cultura. Aos 47 dias após a emergência (alongamento do colmo), em 48 horas choveu 213 milímetros. Do início do emborrachamento ao início de grãos em estado massa (43 dias) não ocorreram precipitações em um período com alta demanda de água e nutrientes.


A cobertura do solo com restos culturais da cultura do milho promove diversos benefícios para a cultura do trigo como ciclagem de nutrientes, proteção contra impacto direto das gotas de água das chuvas no solo (erosão) e menor evaporação de água armazenada no solo. Como consequência a retenção da mesma no perfil do solo, promovendo condições para que as plantas de trigo suportem períodos prolongados de estresse hídrico em estádios fenológicos com alta demanda de água e nutrientes, mesmo em condições adversas.


Assim, o sistema de produção milho – trigo é capaz de proporcionar altos rendimentos de grão na cultura do trigo e do milho, com alta capacidade de produção de restos culturais (palhada) proporcionando longevidade e sustentabilidade do sistema agrícola da Sementes Mutuca.

 

Juntos, fortalecemos o agronegócio com cada semente que plantamos.

Quer saber mais? | Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn

124 visualizações0 comentário
bottom of page