top of page

Classes de vigor em soja, você pode estar perdendo dinheiro 💰

Classe de vigor 1:

Apresentam um aspecto firme e homogêneo. São sementes que não apresentam nenhum dos danos causados por umidade, percevejos e/ou danos mecânicos e seu embrião está intacto. É a semente perfeita! Tem plena condição de germinar e se desenvolver como uma plântula normal e muito vigorosa. Lotes com grande parte formada por essas sementes possuem vigor superior a 90%.

Soja classe de vigor 1


Classe de vigor 2:

Apresentam danos leves na parte externa dos cotilédones. No entanto, a parte interna dessa semente encontra-se em perfeito estado, com o embrião sem nenhum sinal de deterioração. Embora apresentem algum dano, são sementes vigorosas e também darão origem a uma planta normal. Lotes com um número considerável desta classe encontra-se entre 85 e 89%.

Soja classe de vigor 2


Classe de vigor 3:

A situação do vigor muda um pouco. Essas sementes passaram por um processo mais avançado de deterioração, reduzindo o seu vigor, mas seu embrião ainda permanece intacto. Apresentam lesões externas mais evidentes, como estrias de umidade maiores, já adentrando o interior da semente. Lotes em sua maioria “Classe 3” apresentam vigor entre 75 e 84%.

Soja classe de vigor 3

Classe de vigor 4:

Processo ainda mais avançado de deterioração. Nesse caso, os danos já estão no interior da semente, prejudicando o tecido de reserva e apresentam a coloração avermelhada por toda a semente. Por questões de qualidade, a Mutuca não comercializa lotes com quantidade considerável de sementes classe 4.

Soja classe de vigor 4

Classe de vigor 5, 6 d 7:

Sementes que tiveram seu tecido de reserva comprometido pelos danos, e seu embrião também já está deteriorado. Encontram-se aquelas que não possuem mais aptidão para gerar uma planta normal com desenvolvimento adequado. São chamadas de “sementes mortas” pois não possuem vigor e/ou viabilidade.

Soja classe de vigor


Portanto

O percentual de vigor em um lote de sementes é obtido pela soma das sementes classificadas nas categorias 1, 2 e 3. Em geral, lotes compostos principalmente de sementes das "Classes 1 e 2" apresentarão maior qualidade no momento da compra e também após o armazenamento. Assim, conhecer as classes predominantes em um lote de sementes é essencial na escolha das melhores opções!


Embora você não perceba que lotes com classe 4 façam diferença no seu bol$o, é certo que você logo perceberá quando a soja começar a germinar e apresentar um estande meia boca (e ainda alcançar uma produtividade meia boca no final da safra 👻)!


Assim, nossa dica é: fique atento às análises de vigor! Elas são indicadores fundamentais para avaliar a qualidade das sementes e representam muito mais do que simples números em um boletim. Conhecer os possíveis fatores que afetam a qualidade das sementes é uma ferramenta poderosa na hora de adquirir insumos e planejar a safra.


E, é claro, não podemos deixar de mencionar que, aqui na Mutuca, você escolhe o seu lote de sementes já sabendo todas as informações relevantes, inclusive as classes de vigor! Então, na próxima safra, já sabe onde encontrar ZEUS de QUALIDADE, né? 😎


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page