top of page

Anticarsia está comendo a sua soja? 🐛

Seguindo com linha de raciocínio sobre as Lagartas da Soja, depois da Falsa Medideira, falamos agora sobre a:

Anticarsia:

Faminta também por feijão, cana, milho e várias outras culturas, a Anticarsia gemmatalis é uma espécie tropical. Quando semtem-se ameaçadas, expelem uma secreção que forma um fio fino, por meio do qual elas saltam e se penduram longe dos predadores. O adulto é uma mariposa de coloração pardo-acinzentada. Durante o dia, estas mariposas podem ser encontradas em locais sombreados na base das plantas. Os ovos, de coloração branca, são colocados de forma isolada na página inferior das folhas.


Identificação: A lagarta pequena (até 10 mm) geralmente apresenta cor verde e possui quatro pares de propernas no abdômen, duas delas vestigiais. As lagartas maiores do que 15 mm podem ser encontradas tanto nas formas verdes como escuras e apresentam três linhas longitudinais brancas no dorso e quatro pares de propernas abdominais, além de um terminal. Em condições de altas infestações ou escassez de alimento torna-se escura. Sua ocorrência é maior entre novembro e março, e seu pico populacional dá-se em janeiro e fevereiro, conforme a região. O seu ciclo biológico total é de 33 a 34 dias e podem ocorrer quatro a seis gerações anuais. O adulto faz sua postura no final da tarde e à noite na parte inferior das folhas e tem coloração verde-clara.


Danos: A desfolha causada pela lagarta-da-soja pode chegar a 100% se não controlada a tempo. As lagartas mais jovens raspam as folhas, causando pequenas manchas claras. As mais velhas destroem completamente as folhas, podendo causar danos também às folhas.

Controle: Devem ser controladas quando forem encontradas, me média, 40 lagartas grandes (>1,5 cm) por pano-de-batida (duas fileiras de plantas), ou com menor número se a desfolha atingir 30%, antes da floração, e 15% tão logo apareçam as primeiras flores. Para controle com Baculovírus, considerar como limites máximos 40 lagartas pequenas (no fio) ou 30 lagartas pequenas e 10 lagartas grandes por pano-de-batida. Em condição de seca prolongada e com plantas menores de 50 cm de altura, reduzir esses níveis para a metade, para aplicação de Baculovírus anticarsia.

Arculano, mito e coordenador de campo, comenta: "Para a Anticarsia e a Spodoptera são utilizados os mesmos produtos da Helicoverpa, assim vão mais de carona, pois são mais fáceis de serem controladas".



Anticarsia - Lagartas da Soja

Referências:

 

Juntos, fortalecemos o agronegócio com cada semente que plantamos.

Quer saber mais? | Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn

84 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page